Quando olhamos um pouco mais de cima, distanciamos o foco, percebemos que são movimentos curtos em torno da linha de esvaziamento de parte da bolha especulativa. É um tanto difícil de entendermos sem nos dedicarmos a alguns gráficos e análises de prazos mais longos. Uma palestra feita na semana passada por um economista do Instituto Mises Brasil (do qual não tenho outras referências), procura explicar este processo. Vale a pena investir um tempo nisso. São quatro partes de cerca de 9 minutos cada:
terça-feira, 28 de outubro de 2008
A Crise Econômica Vista Mais do Alto
Para todos nós que temos pouco domínio do economês, as notícias que chegam todos os dias sobre a crise econômica podem parecer movimentos mais significativos do que realmente o são. É preciso calibrar o olhar para não nos deixarmos levar pelo catastrofismo e, ao mesmo tempo, não nos iludirmos com as melhoras fugazes dos indicadores mais sensíveis. A subida das bolsas em um dia pode ser o prenúncio de uma brusca queda do dia seguinte e vice-versa, por exemplo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Obrigado pela referência Célio. O site do Instituto Mises Brasil é www.mises.org.br, e há material farto para entender a crise, inclusive com um guia para entender a crise (neste link http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=162). Abraços
Postar um comentário