quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Credibilidade da Polícia Federal Subiu no Telhado

A decepção é um sentimento cruel! Ela escracha o quanto tínhamos uma expectativa superior à realidade. É o que acontece nestes dias com a Polícia Federal, infelizmente. Ontem ela realizou uma operação de busca e apreensão nas residências dos policiais envolvidos com  a Operação Satiagraha supostamente procurando provas de vazamento de informações. O Delegado Protógenes foi um dos alvos da chamada operação G, alusão clara ao Supremo Presidente Gilmar Mendes, a quem a PF assumiu assim estar a serviço. Um Procurador da Justiça Federal manifestou-se contra a busca e apreensão, mas isso não foi suficiente. Com a autorização de um juiz prá lá de suspeito, a devassa foi realizada. 

Fazer uma busca e apreensão não é condenar alguém e, por si, não deve ter tomada como punição. Acontece que este é um caso especial. Todos sabem da celeuma que existe em torno da operação que resultou na prisão e soltura, e prisão e soltura de Daniel Dantas. Hoje está acontecendo o julgamento do famoso Habeas Corpus do Super G, o inimigo implacável dos 3P. 

Ao desencadear esta operação nas vésperas da decisão do Supremo, a PF deu um eloqüente recado aos ministros, a toda a imprensa e a quem esteja atento aos desdobramentos deste episódio. É uma tentativa clara de influenciar na decisão dos ministros ao enfatizar a possibilidade de ter ocorrido vazamentos ilegais, o que reforça os argumentos da defesa de Dantas, de que havia uma perseguição política e não uma investigação policial.

Sabe com quem está falando? Este deveria ser o nome da operação. Se bem que Operação G foi um bom nome porque desnuda de vez quem está mandando, se é que restavam dúvidas a alguém. 

É lamentável! A Polícia Federal vinha dando mostras de ser uma instituição que realmente punha os interesses dos contribuintes acima das articulações de bastidores, ao menos na maioria das situações. Agora, o que havia acumulado de credibilidade nestes últimos anos se foi... Não resistiu ao poderio econômico da quadrilha de Dantas e à vaidade desmedida do Super G. 

Ainda tenho a esperança de outro final para essa história, onde prevaleça o cumprimento das leis e os devedores arquem com as conseqüências de seus atos. Sei que há uma boa dose de ingenuidade nessa minha expectativa mas é uma maneira de manifestar meu inconformismo com a situação. Não é uma esperança estática. É apenas a margem para que não nos resignemos diante da perda desta trincheira. 

Claro que a política não se restringe à probidade, mas esse é um elemento essencial para que se possa trabalhá-la em sua grandeza. Precisamos de uma PF forte e republicana para que nos dediquemos finalmente à política... Este episódio deixou este momento ainda mais distante.

Vamos ver o que o Supremo decide hoje, se bem que dificilmente colocariam seu Presidente na situação constrangedora de ter seu ato anulado. O Ministro Joaquim Barbosa, que certamente votaria contra, foi convidado a evento nos Estados Unidos, coincidentemente na mesma semana da votação... No caso do Supremo derrubar a liminar do Super G, só restaria a ele renunciar, isto é, se lhe restasse uma gota de dignidade, o que duvido muito. Aguardemos...

Um comentário:

Sidiney disse...

Calma colega! Obama ganhou as eleições, vamos colocar a CIA e o FBI atrás do GM..

Viva.. rss