quinta-feira, 3 de julho de 2008

Inflação como profecia auto-realizável

Longe de mim querer abordar aqui a completude da inflação, mas gostaria de apontar um aspecto relacionado a ela que tem me incomodado. Trata-se da apologia à volta da inflação. Lembro-me da época em que os preços aumentavam diariamente e não tenho nenhuma saudade desta situação, como certamente ninguém a de ter. Ou melhor, só tem aqueles que lucraram demais com isso, isto é, o próprio sistema financeiro. Mas uma coisa que ficava bastante marcado então era a justificativa para os aumentos, que vinha a ser a própria inflação. Os preços aumentavam "por causa" da inflação, sendo que, obviamente, o aumento é a própria inflação. Tratava-se nestes casos, de um jogo de palavras usado para justificar o aumento sem precisar maiores detalhamentos, sem mesmo que houvesse quaisquer aumentos de custos, sem que houvessem quaisquer alterações no mercado. A inflação fornecia de antemão a oportunidade para a mera alteração na margem de ganhos de muitas empresas. Isso não foi uma raridade, ao contrário, esse jogo foi a principal alavanca da inflação. Com o aumento de um preço, mesmo que sem fundamentos seja no mercado, seja na produção, os demais preços eram mojorados para suprir a diferença e acompanhar o índice resultante.
Agora estamos vendo o aumento dos preços de vários produtos, embora que as cifras nem de longe lembrem os patamares atingidos noutros tempos. A grande imprensa, que Paulo Henrique Amorim apelidou de PiG, interessada em desgastar o atual governo, usa e abusa da expressão "inflação" como uma acusação de fracasso da administração federal. Esse discurso oferece novamente a justificativa para muitos empresários reajustarem seus preços, mesmo que nenhum elemento objetivo o exija. Trata-se de uma oportunidade que o "bom" empresário não pode perder. Se aumentar e acusar a inflação como motivadora, se isentará de quaisquer críticas, como se, aliás, isso fizesse alguma difereça. Assim fica fácil!
Quanto mais se propaga a idéia do retorno da inflação, mais se produz inflação. Esse tostines está sendo a salvação da lavoura de uma oposição sem bandeiras.
Isso não significa, por outro lado, que a atual política econômica esteja em bons rumos e que a oposição é que estaria estragando tudo. Há problemas sérios e que sua superação não é sequer vislumbrada pelas medidas em andamento. O que não podemos é confundir a situação que já ruim com sua piora via promoção da idéia de inflação, que se está observando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssimo, eu acho mesmo, é que só esta apologia para mexer no time que, ao menos na cena do jogo político-partidário nacional, está ganhando.

Grande abraço

Dani (Espezim)