quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pedagogia na equipe interdisciplinar dos Programas Sociais

É texto corrente defender uma equipe interdisciplinar nos programas sociais. O problema começa quando vamos entrar nisso e definir quem a compõe e como trabalhar interdisciplinarmente...
A psicologia e o serviço social já alcançaram o status de unanimidade para abrirem as tais equipes. Depois disso, as variações são enormes, alguns incluem a educação física, o direito, a arte-educação, a terapia ocupacional e, algumas, a pedagogia. É sobre esta última que gostaria de me estender neste momento.
É difícil de encontrar mas existem - podem acreditar - pedagogos "sociais". Essa situação é comum também a psicologia, onde quase todos os profissionais se formam e se interessam pela atuação em clínica. Na pedagogia isso acontece com a escola. Mesmo quando há a oportunidade para a participação de um profissional da pedagogia na equipe de um programa social, geralmente ele "escolariza" o programa. Na falta de consistência para localizar o objeto da pedagogia, acaba por centrar sua atenção no cotidiano, dedicando-se às práticas e materiais didáticos, como se estivesse em um ambiente escolar. Não que estas questões devam ser desconsideradas mas o papel da pedagogia, ao meu ver, é muito superior. Há um espaço, pouco ocupado, na estruturação e aprimoramento do processo educativo, que exige o conhecimento pedagógico. Os outros saberes participam também, mas são auxiliares neste momento. Cadê os pedagogos sociais para atuarem nisto? Não se trata apenas de executarem um processo pré-montado de PPP (Projeto Político Pegagógico), mas a abertura para a inovação contextualizada do processo específico que cada programa exige.
Este é apenas um aperitivo de uma discussão fundamental que precisa ser feita. Quem quiser participar deste debate, que está só começando, veja no Blog de um parceiro que atua como pedagogo social. Quem conhecer pedagogos de programa, indique o blog para que eles entrem nessa empreitada, que é consolidar o espaço do pedagogo na equipe interdisciplinar dos programas. O Blog do Sidiney é este: http://www.pedagogiadosocial.blogspot.com. Para visitá-lo, clique aqui.

Um comentário:

Sidiney disse...

Então, você entrou de cabeça no desafio, e eu aqui, me batendo para entender algumas coisas. Vamos lá, tentar me livrar do vício da sala de aula e achar o objeto da pedagogia no projeto social.