sexta-feira, 23 de maio de 2008

O Diálogo no universo virtual

Aqui neste universo virtual há um diálogo estranho, onde as palavras ficam suspensas esperando que os receptores (leitores) se manifestem. Não que seja uma obrigação mas a expectativa fica lançada na medida em que, diferentemente de outros meios de comunicação, este permite o retorno dos receptores. Ocorre que nem sempre as pessoas estão dispostas ao ônus de expor suas opiniões. Mais cômodo é apenas ler, ou mesmo fazer de conta que não leu. Responder implica em assumir posições e isso não é simples, todos sabemos.
Quem escreve lança suas palavras ao vento esperando que alguém as colha e faça algum proveito. O problema é que, na medida em que o objetivo seja o diálogo, isso significará que os outros também partilhem suas idéias, sejam sobre o tema proposto, seja propondo novos temas.
Fica, portanto, mais um convite... Use o item comentário, abaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Célio,
é um prazer te encontrar também aqui, no mundo virtual. Tens razão, um blog não é apenas uma aventura narcísica. Claro, é uma forma de se expor, mas para além disso, de apresentar idéias e colocá-las em debate. Há também, porém, que encontrar quem as queira debater. O que vai depender das possibilidades de empatia das mensagens que tu fores veicular. Aqui, não só visualizar o real torna-se necessário, mas profetizá-lo, colocar-se para além dele, colocar o próprio real em questão, ir para além de sua visada. Ou, como diria Milton Santos, ultrapassar a paisagem e descobrir o que está estruturando o espaço. Essa clareza sempre encontrei em ti. Que os diálogos aconteçam!
Carlos Naujorks